segunda-feira, 27 de abril de 2009

Linux

Sou adepto de Linux e cada vez gosto menos de usar Windows. Pronto, ta dito!

Para quem não sabe, o Linux é um sistema operativo, grátis e de código aberto! O que significa que se pode alterar tudo o que se queira (desde que se saiba programar :) ).

Para o utilizador comum tem grandes vantagens, nalguns aspectos, segurança de hackers, virus, trojans, e outras maldades comuns, o linux é imune a 99% destas. Nunca usei anti-virus em linux e nunca tive problemas.
Esta diferença em relação ao windows tem a ver com a sua maneira de trabalhar, organização interna de ficheiros e de registo.

Outra grande vantagem é o sistema operativo não se degradar com o tempo. Nunca se aperceberam que o windows com o tempo fica cada vez mais lento? Isto acontece porque o registo do windows vai ficando cada vez com mais informação desnecessária carregada em memória e depois o sistema demora mais tempo a conseguir utilizar o necessário.

Actualmente utilizo Linux nos meus 3 PC's, no pc fixo em casa, no portatil grande, e no asus eee (portatil pequeno, ou netbook).

Em todos eles optei pela distribuição Ubuntu (www.ubuntu.com). Para quem não sabe, em Linux, distribuições são como personalizações do sistema operativo. Cada distribuição vem com o seu aspecto, com programas diferentes, mas a base é em todos semelhante.

Ainda não disse que no final da instalação de um sistema Linux, em função da distriuição, ele está normalmente pronto a trabalhar-se, não sendo necessária a instalação de mais software. Isto é uma grande vantagem em relação à concorrência.

Se pretendermos um determinado programa ou funcionalidade que não seja instalada de raiz, apenas tem de se ir ao gerenciador de pacotes e escolher o programa apropriado. Tenho ainda de ressalvar que todas as bibliotecas necessárias (equivalente aos dll no win) são instalados automáticamente, e são desinstalados também automaticamente assim que não forem necessários para nenhum programa.

Estas são apenas algumas vantagens de Linux, poderia estar aqui a escrever durante vários dias, mas o melhor é experimentar.

E para quem tem medo de experimentar instalar outro sistema operativo por causa de partições e medo de apagar o windows, aconselho o WUBI, que se instala como um programa normalíssimo e pode ser desinstalado da mesma forma no windows. Obviamente que em termos de prestações não será tão rápido, mas já dá para ter um gostinho especial do que é o Linux. http://wubi-installer.org

Para já é tudo, espero que descubram um pouco mais sobre este sistema operativo fantástico.

1 comentário:

Unknown disse...

Tive o Ubunto instalado durante bastante tempo e gostei bastante, mas infelizmente tive de o retirar, e bem sei a falta q me fez... windows = ?#$%@!...

Monóxido de Di-Hidrogénio - Esse químico mortal

Número de mortes por ingestão de Monóxido de Di-Hidrogénio em Portugal no ano de 2022 é o mais alto desde 2017 135 pessoas morreram entre Ja...